Notícias

Tema da Estreia 2026

O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco divulga o tema da Estreia 2026: “Fazei o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”.

Roma (Itália). No dia 5 de agosto de 2025, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Dom Fábio Attard, Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana, tornou público o tema da Estreia para o ano de 2026:

“Fazei o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”

Como recorda o Reitor-Mor na apresentação do tema, “a Estreia é uma oportunidade para toda a Família Salesiana se reunir em torno de um tema específico, para que – por meio da oração e reflexão, da escuta e do compartilhamento – o chamado de cada Grupo possa encontrar alimento para o seu caminho espiritual, carismático e pastoral”.

Se a esperança foi o tema central da Estreia de 2025 (“Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”) – no ano especial do Jubileu e com o evento do 150º aniversário da primeira expedição missionária salesiana – “através da qual redescobrimos como, para Dom Bosco, a força da esperança gerava em seu coração aquela coragem que o sustentou na descoberta do projeto de Deus e no compromisso decidido de colocá-lo em prática” –
as partilhas e reflexões surgidas da Consulta Mundial da Família Salesiana, reunida no início de junho de 2025, focalizaram a virtude teologal da :

“Se a força da esperança se fundamenta na fé, uma vida verdadeiramente plena de esperança conduz a uma mais profunda e autêntica relação de fé com Jesus, o Filho do Pai, feito homem por nós e que continua presente entre nós com a força do Espírito”.

A expressão “Fazei o que Ele vos disser” tem origem no trecho bíblico das bodas de Caná, do Evangelho de João (Jo 2, 1-11):
“As palavras de Maria aos servos em Caná (Jo 2,5) encerram uma pedagogia da escuta, mas também da resposta. Uma pedagogia que contrasta toda forma de obediência passiva. Maria não diz simplesmente ‘obedecei’, mas convida a uma escuta pessoal, ativa e proativa: ‘o que Ele vos disser’. É um convite à confiança na pessoa de Cristo, uma confiança que se torna um gesto de responsabilidade que, por sua vez, gera liberdade autêntica”.

Já o subtítulo – “Crentes, livres para servir” – “completa o quadro, traçando uma trajetória existencial: da fé nasce a liberdade, da liberdade brota o serviço, ou seja, uma liberdade que – vivida – torna os outros livres”.

Ao apresentar o tema de 2026, o Reitor-Mor oferece alguns pontos que serão posteriormente desenvolvidos na Estreia, entre os quais a dimensão comemorativa dos 150 anos dos Salesianos Cooperadores, uma ocorrência que “não é apenas memória do passado, mas impulso para o futuro”.

“Dom Bosco – recorda nas conclusões – desde o início ‘imaginava’ um grande movimento de pessoas que, junto a ele e como ele, pudessem contribuir para o bem da juventude. Pois bem, este é o sonho de Dom Bosco que continua hoje. A celebração do 150º aniversário dos Salesianos Cooperadores reforça em todos nós a determinação de sermos servos dos jovens enquanto enfrentam os desafios de hoje. Esta determinação testemunha a nossa fiel e generosa resposta às palavras que Maria hoje nos dirige: ‘Fazei o que Ele vos disser’.”

Fonte: Portal do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora