Estreia

• Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Boletim Salesiano.

Desde os tempos de Dom Bosco, a apresentação da Estreia faz parte da vida da Congregação no mundo, sendo o documento que norteia a caminhada da Família Salesiana durante todo o ano. Este ano, na tarde de 27 de dezembro, como tradição, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernandes Artime, lançou a Estreia 2024, trazendo o tema: "O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma 'lobos' em 'cordeiros'."

Segundo consta nas Memórias Biográficas de São João Bosco, as primeiras mensagens, como forma de Estreia, surgiram ainda na década de 1850. Naquela época, Dom Bosco costumava escrever “bilhetinhos” a fim de oferecer um conselho ou orientação a determinadas pessoas. Além disso, no final de cada ano, ele entregava aos jovens do Oratório em Valdocco, na Itália, algumas diretrizes para o ano que estava para começar.

A última Estreia de Dom Bosco foi feita próxima de seu falecimento. “Dom Bosco, sentindo que estava para chegar o momento final, mandou chamar o padre Rua e Dom Cagliero e, com as poucas forças que lhe restavam, fez algumas últimas recomendações a eles e a todos os Salesianos. Abençoou as casas da América e os muitos irmãos que residiam nessas terras, abençoou os Cooperadores italianos e suas famílias e, enfim, pediu-lhes que lhe prometessem amar-se como irmãos... e recomendassem a comunhão frequente e a devoção a Maria Santíssima Auxiliadora. Ao registrar as palavras de Dom Bosco, padre Rua descreve aquele momento e aquelas palavras em sua terceira circular, acrescentando que ‘isto poderia servir como Estreia do novo ano a ser enviada a todas as casas salesianas. Desejava que fosse para toda a vida e deu a sua aprovação para que servisse realmente como Estreia para o novo ano’”.

Seguindo esta tradição, ao final de cada ano, o Reitor-Mor da Congregação – o sucessor de Dom Bosco – apresenta um lema para guiar a Família Salesiana. O Reitor-Mor sempre entrega o primeiro texto da Estreia à Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Depois, a mensagem é propagada para todas as casas dos Salesianos, das FMA e de outros ramos da Família Salesiana.

No Brasil, desde o ano 2000, a Estreia é publicada anualmente pela Editora Dom Bosco (EDB) e, em seguida, pela Editora Edebê, em formato de livreto (20x10cm), cuja tiragem visa alcançar todos os educadores e líderes da Família Salesiana no país.


 

Desde o surgimento da Estreia, várias mensagens já foram difundidas pelos sucessores de Dom Bosco. Confira a seguir os temas dos últimos 25 anos:

PE. JUAN EDMUNDO VECCHI
1997  "Com o olhar fixo em Jesus, primogênito de muitos irmãos, ajudemos os jovens a acolhê-Lo na Fé."
1998 – "Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Recorramos a Ele com amor filial, para sermos construtores de solidariedade fraterna com os jovens."
1999  "Na esperança fomos salvos: com os jovens redescubramos a presença do Espírito na Igreja e no mundo, para viver e trabalhar com confiança na perspectiva do Reino."
2000  "Em nome de Cristo, nossa paz, deixai-vos reconciliar."
2001  "Presente de Cristo para todos. Como fruto do Jubileu, revivemos o espírito missionário e a solidariedade."


PE. PASCUAL CHÁVEZ VILLANUEVA

2002  "Duc in altum: para o mar aberto e profundo."
2003  "Casa e escola de comunhão."
2004  "Relancemos a todos os jovens a alegria e o empenho da santidade."
2005  "Rejuvenescer o rosto da Igreja, que é a Mãe da nossa Fé."
2006  "Dar especial atenção à Família."
2007  "Por uma verdadeira cultura da vida humana."
2008  "Eduquemos com o coração de Dom Bosco."
2009  "Empenhemo-nos por fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas para a salvação dos jovens."
2010 – "À imitação do Pe. Rua, como autênticos discípulos e apóstolos apaixonados, levemos o Evangelho aos jovens."
2011 – "Vinde e vede."
2012  "Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão de nossa vida."
2013 – "Alegrai-vos sempre no Senhor. Mais uma vez vos repito: alegrai-vos” (Fl 4,4). Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia do bem."
2014  "Da mihi animas, cetera tolle". "Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica. A Glória de Deus e a Salvação das Almas."


PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME
2015  "Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens."
2016  "Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito!"
2017  "Somos Família! Cada casa, uma escola de vida e de amor."
2018  "Senhor, dai-me desta água" (Jo 4,15). "Cultivemos a arte de ouvir e acompanhar."
2019  "Para que a minha alegria esteja em vós" (Jo 15,11). "A santidade é também para ti."
2020 – "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu" (Mt 6,10). "Bons cristãos e honestos cidadãos"
2021  "Movidos pela esperança: "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21,5)
2022  "Fazei tudo por amor, nada por força" (São Francisco de Sales)
2023 – "Como fermento na família humana de hoje. A dimensão laical da Família de Dom Bosco."
2024 - "O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma 'lobos' em 'cordeiros'."