HISTÓRIA DA OBRA PROMOCIONAL SALESIANA
A Obra Promocional Salesiana, fundada em Minas Novas, em 1974, é uma pessoa jurídica de Direito Privado, associação civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência social, formada por inspiração e pelos ideais filantrópicos e religiosos da Congregação chamada “Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA”, também conhecida como Salesianas de Dom Bosco.
Dentre as suas finalidades estatutárias, tem como missão:
- Promover ações beneficentes e filantrópicas no atendimento de seus assistidos e destinatários, na promoção dos interesses da coletividade e do bem comum;
- Gerir as atividades destinadas à captação de recursos para manutenção e ampliação da obra, bem como colaborar com entidades congêneres e com o Poder Público para o eficaz desempenho dos objetivos preconizados no Estatuto.
A Instituição iniciou sob a liderança da Irmã Anna Maria Ortelli que tinha como missão cuidar e promover a vida. Assegurada pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, crianças, adolescentes e jovens estão sempre no centro da nossa Missão Socioeducativa. Acolhemos com respeito a realidade de cada um, o seu ritmo de crescimento e aprendizagem, conduzindo – os ao exercício do protagonismo. Inicialmente eram atendidas crianças em Creche com situação de risco nutricional. Hoje ampliamos o atendimento para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em oficinas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com destaque para a Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e Jovens, o Fortalecimento da Família e Ação Socioeducativa de Resultados. Acolhemos diariamente 250 crianças e adolescentes em nossa Obra Social.
Está caracterizada como uma Entidade de Assistência Social, devidamente inscrita junto ao CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Minas Novas/MG sob o Número 02/2012 com data de 29/05/2012, componente da Rede Socioassistencial Privada do SUAS – Sistema Único de Assistência Social ofertando Proteção Social Básica à crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade Social. Possui inscrição também junto ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Novas/MG sob o Número 01/2018 com data de 13/06/2019 devido sua atuação junto ao SGD – Sistema de Garantia de Direitos visando a promoção, proteção, defesa e atendimento de crianças e adolescentes.
Em nossa Instituição executamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFC, atendendo a faixa etária de 6 a 15 anos, de acordo com a Resolução 109/2009 do Ministério de Desenvolvimento Social e combate à Fome e do Conselho Nacional da Assistência Social. Sendo este, realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com a faixa etária citada acima, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Nossa intervenção social acontece de forma planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.